Notícias Juridicas

Cuidado! não coloque as mãos em fios ligados a rede elétrica

Homem morre após verificar se havia energia em fio desencapado na cidade de Pinheiros, Noroeste do Estado.

( Foto site 180 graus.com)

Um homem de 31 anos deu entrada na tarde desta terça-feira na emergência do Hospital de Pinheiros, vítima de uma descarga elétrica. O fato foi registrado na Rua Dr. Lobato, no Centro da Cidade.

Segundo informações de familiares, a vítima trabalhava em casa de ajudante de pedreiro e percebeu um fio desencapado, colocou a mão para verificar se havia eletricidade momento que recebeu a descarga elétrica, caindo ao solo.

O homem foi socorrido encaminhado ao Hospital Municipal de Pinheiros, mas acabou morrendo.

É melhor desligar desjuntores e chamar alguém especializado

Aquele famoso jeitinho brasileiro em querer resolver tudo sem chamar um profissional pode resultar em acidentes trágicos, como esse que aconteceu na cidade de Pinheiros.

Especialistas do blog Instrusul equipamentos de medição fazem uma série de alertas a população.

Água e equipamentos elétricos não combinam

A água é um importante condutor de eletricidade. Fique atento para não estar próximo da água e de fontes de energia enquanto estiver trabalhando. Também procure não manusear equipamentos se estiver com o corpo ou o uniforme molhados.

Outra dica: se deixar cair acidentalmente um equipamento na água enquanto ele está energizado, não tente recuperá-lo. Você certamente está correndo o risco de receber um choque elétrico.

Fique atento a fios desencapados

O fio desencapado é um item que pode gerar uma situação de perigo! Um bom profissional sempre está atento para o momento correto em que a troca dos fios e cabos deve ser realizada, evitando alguma situação de risco.

Verifique a voltagem do aparelho

Verifique sempre se a voltagem do aparelho que você irá conectar na tomada é compatível com a voltagem da instalação elétrica do local. Isso serve para não queimar aparelhos ou não provocar algum dano físico no ambiente. Se você não tem certeza sobre a voltagem do local, utilize o voltímetro ou multímetro para fazer uma medição.

Fique atento ao risco de curto-circuito

O curto-circuito acontece quando a corrente elétrica que chega pela tomada é muito maior que a corrente que o aparelho pode suportar. O excesso de energia é transformado em calor e pode acabar derretendo o fio, podendo provocar até um incêndio. Para evitar essa situação, evite ligar diversos equipamentos na mesma tomada e fique atento a fios desencapados (como já citamos acima).

Você pode detectar um possível curto-circuito se houver:

  • cheiro de queimado;
  • tomadas manchadas;
  • quedas de energia.

Tente diminuir a sobrecarga de aparelhos. Desconecte alguns deles da tomada e sempre adeque a capacidade do sistema elétrico do seu local de trabalho ao seu consumo de energia.

Compartilhar nas redes sociais

Leia mais

O-ex-jogador-de-futebol-Robinho
image_processing20210715-28340-1eb0lsi
consumidora-avaliando-produto-com-auxilio-do-celular
Cena-de-crime-resolução-média-960x540
Sem título
sistema-prisional-brasileiro
3
prisao
Roberta-Caires-defende-mulher-para-presidencia-da-0129465600202411070905-ScaleDownProportional
IMAGEM_NOTICIA_9
stop-racism-concept_23-2148578338
jose-dirceu-1400x788
00091996a54391ba91e38184ef37a426
16-07-14-Eduardo-Cunha-Ameaca